sábado, 19 de março de 2016

Arcade/ fliperama

     Arcade ou fliperama apresenta três significados. Para explicar melhor primeiro é necessário um pouco da história dos games.
     Quando a Atari foi lançar o Pong, o primeiro jogo da indústria dos videogames, montou um gabinete baseado  nos pinballs,  que faziam sucesso na época. Essa máquina, onde se colocava moedas, no caso 25 cents, para jogar o jogo foi chamada de fliperama com o passar do tempo.
     Conforme o videogame foi ganhando espaço, novos jogos surgiram e novas funcionalidades, entre elas o ranking dos melhores jogadores, aqueles que obtinham as maiores pontuações e que podiam colocar suas iniciais de modo a deixar sua marca na máquina. Vale ressaltar que os jogos não tinham uma história e sim um conceito geral e o objetivo era somar o maior número de pontos possíveis.
     Um game clássico é o Pacman, que foi um sucesso tão grande no Japão que o país teve falta de moedas de 25 centavos e foi o jogo que introduziu o já mencionado ranking dos melhores jogadores, sendo que antes a pontuação obtida ficava somente na memória do jogador ou de quem assistia.
     Assim arcade ou fliperama pode se referir à máquina em si que era constituída por uma tela inserida em um bloco de madeira com uma bancada onde ficavam os controles, formados por um joystick ou alavanca e alguns botões.
     A segunda definição é referente ao local onde se concentravam várias dessas máquinas. O espaço onde as pessoas se encontravam para jogar os vários tipos de jogos disponíveis.
     O terceiro significado é o gênero de jogo similar aos antigos fliperamas, normalmente com o foco em conseguir as maiores pontuações e a melhor pontuação do ranking.

Nenhum comentário:

Postar um comentário