quarta-feira, 23 de março de 2016

Interpretação gamer

     Quando estamos na escola aprendemos a interpretar textos, uma das habilidades mais importantes de todas. Começamos com textos pequenos, depois livros infantis até chegarmos aos clássicos da literatura.
     A interpretação de texto é a base para qualquer pessoa que almeja ser algo na vida de forma honesta, mas existem outras formas de interpretações. Podemos analisar documentos e interpretar balanços patrimoniais e demais documentos contábeis, interpretar fórmulas matemáticas e até pessoas e seus sintomas, mas essas são interpretações mais focadas dependendo da sua área de atuação.
     Uma outra forma de interpretação é a do cinema, principalmente para aqueles que curtem filmes cult, de enxergar por trás da cena ou de um diálogo.
     Mais recentemente surgiu a interpretação dos games, algo ainda pouco divulgado mesmo no meio. Claro que podemos analisar os motivos de Mário tentar resgatar a princesa Peach ou o porquê de Bowser raptá-la, mas existem alguns jogos que exigem mais da nossa capacidade. Um exemplo é o Shadow of the Colossus, jogo do PS2 e que recebeu versão HD no PS3. Um jogo com poucas falas, mas com muitas interpretações possíveis.
     Talvez seja pelo caráter mais ativo dos games em relação a um livro ou mesmo a um filme, mas interpretar um jogo exige mais. Claro que é mais difícil raciocinar enquanto você tenta resolver um mistério ou manter seu personagem vivo, enquanto a sua adrenalina está elevada, mas no pós jogatina as coisas ficam um pouco mais fáceis, apesar de que é mais pratico, em caso de dúvidas, voltar algumas páginas ou a uma cena num filme, no caso de um DVD ou Blu-ray, do que uma parte do jogo.
     Apesar das dificuldades específicas, a interpretação de games é tão importante como as demais, pois todas são manifestações da mente humana e merecem respeito. Assim devemos dar mais importância e reconhecer essa nova área de interpretação além de pratica-la.
     Saudações gamers

Nenhum comentário:

Postar um comentário