quarta-feira, 6 de abril de 2016

Ritual gamer

     Assistindo o vídeo especial do EngLeo da Cjbr pela conquista de 1 milhão de seguidores, lembrei, quando ele fala dos rituais, de um outro vídeo no canal em que é comentado que, para jogar videogame, ele faz um ritual semelhante ao Ritual do Chá. Para ele é mais do que jogar videogame, é uma cerimonia.
     Quando escutei isso fiquei impressionado, pois também tenho um ritual. Nada muito elaborado. É mais a posição de jogar, a ordem dos botões, feita inconscientemente, e assim por diante.
     Do mesmo jeito já vi muita gente, ao estar perdendo no jogo de luta ou de futebol mudar de posição e dizer algo como "agora vou jogar sério", sendo que fiz isso várias vezes também. E mais do que encenação, realmente ocorre a mudança, pelo fato do maior foco utilizado.
     A questão do ritual é mais uma preparação mental para o que virá a seguir. No caso dos games é um estado de concentração para maximizar a diversão e o prazer com o jogo. Uma forma de indicar para a mente que, independentemente do que esteja ocorrendo na vida e no mundo, a partir daquele momento o foco é no jogo e isso permanecerá durante o tempo de jogatina. Assim, terminado esse período as preocupações retornam, mas a mente e o corpo já estão mais relaxados, o que facilita a solução dos problemas.
     Na vida, é comum para o ser humano ter alguns rituais que servem para aumentar a concentração em determinada área e, logicamente, o videogame não é exceção.  E você, também tem um ritual gamer? Escreva nos comentários.
     Saudações gamers
___________________________________________________________________

Ajude-nos a melhore a comunidade gamer do Brasil. Faça seus comentários, divulgue nosso trabalho e siga-nos nas redes sociais. Agradecemos o apoio e a confiança
  • Clique aqui para nos seguir no Twitter
  • Clique aqui para nos seguir no Facebook
  • Clique aqui para nos seguir no Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário