terça-feira, 3 de maio de 2016

A Divina Comédia chega aos videogames

     Semana passada terminei de ler A Divina Comédia de Dante Alighieri, obra prima da literatura mundial, sendo, segundo a Revista Bravo! 100 da literatura, uma revista comemorativa que indica as 100 melhores obras já escritas na história do mundo, o 5º livro mais importante da categoria. Já Dante é considerado um dos pais da língua italiana, juntamente com Petrarca e Boccaccio.
     A obra conta a fantástica história de Dante que, guiado por Virgílio e depois por Beatriz, conhece o Inferno, o Purgatório e chega ao Paraíso. O texto é escrito em poesia e chama-se comédia por que apresenta um final feliz, apesar disso não ser um spoiller, já que, sua última parte é no paraíso. A dicotomia entre comédia e tragédia foi usada na escolha do título, para deixar claro que não é uma obra cômica, muito menos um desrespeito a religião, no caso Católica, tendo sido aprovada pela Inquisição.
     Para os amantes de literatura a leitura da obra é obrigatória, o que, por sinal, se aplicaria a todos, porém, devido ao fato de não ser uma leitura fácil, muito por causa de ser em poesia, muitos podem não gostar ou se intimidar. Cabe a cada um se conhecer e analisar se, para você, vale a pena encarar a jornada ou não.
     Em 2010 foi lançado o jogo Dante´s Inferno, para PS3 e XBOX 360, jogo baseado na primeira parte da obra. O game é um hack and slash contínuo do qual gostei bastante e que recomendo para os gamers que curtem o gênero, tendo muita ação frenética, alguns puzzles e vários combos cinematográficos.
     Há anos tinha vontade de ler a obra, devido a sua grandeza, e depois de ter jogado o game no PS3 fiquei ainda com mais vontade, ou seja, o jogo foi um estímulo a mais para a leitura do livro. Outros textos serão escritos sobre o livro e o jogo, sendo esse uma breve introdução e uma recomendação de leitura, que, apesar de difícil, vale a pena, pelas imagens fantásticas descritas pelo autor, suas metáforas geniais, a beleza de seu texto e, claro, pela sua importância na literatura mundial.
     Saudações Gamers e, para os que aceitarem acompanhar Dante em sua jornada, boa leitura    
       
___________________________________________________________________

Ajude-nos a melhore a comunidade gamer do Brasil. Faça seus comentários, divulgue nosso trabalho e siga-nos nas redes sociais. Agradecemos o apoio e a confiança
  • Clique aqui para nos seguir no Twitter
  • Clique aqui para nos seguir no Facebook
  • Clique aqui para nos seguir no Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário