domingo, 29 de maio de 2016

Ideia fixa de troféus/conquistas

     Em sua obra Memória Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis, escreve sobre ideias fixas, motivo da morte de nosso defunto autor e não autor defunto, o protagonista do livro. A explicação é feita bem no começo do livro, este que é obrigatório para a leitura, sendo o número 1 da revista Bravo! 100 de literatura brasileira.
     À partir da sétima geração de consoles, o conceito de troféus/ conquistas surgiram, este explicado na nossa gamerpedia. Apesar de aumentar a vida útil do jogo, pode, para alguns, virar uma obsessão, uma ideia fixa machadiana, o que acarreta um risco, não à vida, é claro, mas à experiência de jogar videogame.
     Algumas pessoas deixam de curtir a história na busca por todos os segredos escondidos e, muito provavelmente, dos troféus/ conquistas gerados por isso. Outros deixam de se divertir na busca de platinar um jogo. Tudo isso é muito triste, já que transforma algo que era para ser prazeroso em mais uma obrigação. 
     Sei que é  muito tentador conseguir realizar estes objetivos e, principalmente, platinar um jogo, mas se você se esquece dos princípios que te levaram a jogar, do que adianta? 
     Do mesmo jeito que fazemos isso no videogame, muitas pessoas fazem na vida, independentemente de serem games. Quantos filmes e livros existem em que uma pessoa obcecada por algo perde tudo na busca de sua ideia? Muitos. Esta obsessão pode aparecer de várias formas, como com o trabalho, com o estudo, com um hobby, etc. Todos devem ser combatidos. Mas estou fugindo do tema.
     Voltando à busca de troféus/ conquistas devemos buscar o equilíbrio. Se o resto do jogo está sendo deixado de lado na busca destes prêmios, hora de mudar a estratégia, podendo até ser recomendado desativar esta função, dependendo do grau da obsessão. O ideal é curtir o jogo, sendo os troféus/ conquistas um algo a mais, um brinde gerado pela nova geração, não um objetivo em si. Ninguém quer ser um gamer defunto, não é?
     Saudações gamer e boa leitura 
___________________________________________________________________

Ajude-nos a melhore a comunidade gamer do Brasil. Faça seus comentários, divulgue nosso trabalho e siga-nos nas redes sociais. Agradecemos o apoio e a confiança
  • Clique aqui para nos seguir no Twitter
  • Clique aqui para nos seguir no Facebook
  • Clique aqui para nos seguir no Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário