terça-feira, 17 de maio de 2016

O inferno de Dante em Dante´s Inferno

     Como já foi dito em outro texto, Dante´s Inferno é uma adaptação da primeira parte da obra A Divina Comédia de Dante Alighieri, onde é contada a fantástica história da viajem de Dante ao Inferno, Purgatório e Paraíso. O objetivo deste texto é fazer uma breve análise comparativa entre o livro e o jogo. Uma análise mais profunda deveria ser feita na acadêmia, provavelmente no curso de letras, comparando as duas obras. Se alguém se interessar e aceitar esta jornada, coloque o nome da empresa nos agradecimentos e nos mande o trabalho depois de pronto e, se tudo der certo, aprovado, para que seja publicado na sessão "Acadêmico", aqui na Gamerclub NGC.
     No jogo Dante é um guerreiro das cruzadas que, depois de enfrentar a morte, literalmente, volta para sua casa em busca de sua amada Beatriz. Lá chegando descobre que ela foi morta e, para salvar sua alma ele desce ao inferno. Aí está a grande diferença em relação ao livro, onde Dante não é guerreiro, Beatriz já está morta e no paraíso, sendo ela a responsável por permitir a viagem fantástica.
     Dante é guiado, em ambas as obras, pelo poeta Virgílio, autor da Eneida, a diferença é que no game ele é mais passivo deixando a ação e a solução dos problemas para Dante, enquanto no livro, além de guia, enviado por Beatriz para que seu amado cruze o Inferno e o Purgatório, é guardião.
     Estas mudanças tem como objetivo viabilizar um jogo do gênero Hack and Slash, já que, se seguisse de forma fidedigna ao livro, seria inviável este estilo de jogo. Tendo em vista isso, a mudança foi bem vinda para se alcançar este objetivo e cativar os jogadores, além de estimular a leitura para realizar estas comparações, algo que por sinal, indico, independentemente deste texto.
     Outras mudanças menores são as almas que encontramos na nossa jornada e que podem ser salvas ou condenadas pelo jogador, por meio de um mini-game, e os demônios encontrados. Muitas almas não estão no livro e vice versa. Além da grande quantidade de almas perdidas, muitos não são tão conhecidos fora do tempo de Dante e por isso foram trocados ou eliminados, de modo a deixar o jogo andar. Quanto aos demônios o fato de ter mais tipos que no livro é proporcionar um maior número de inimigos, mas deixando claro as influências dos círculos do inferno dos quais pertencem, tendo se baseado nas explicações de Dante relacionadas aos sete pecados capitais e as punições a estes. A única coisa que me estranhei na primeira vez que joguei, mas, se não me engano, é dado uma explicação por Virgílio no game, é a mudança de Cérberus de um cachorro de três cabeças para um verme. Apesar da diferença não compromete o jogo.
     Estas são as principais diferenças. Quanto as semelhanças os nove círculos do Inferno são muito bem representados, mostrando todo o sofrimento e caos presentes no livro. Ao lê-lo fui lembrando das cenas do jogo. A travessia com Caronte, o barqueiro, o vale dos suicidas, o grande vendaval do círculo da luxuria, tudo muito bem representado. sendo fiel ao livro. Sem contar a porta do Inferno onde a famosa frase "Perdei todas as esperanças, o vós que entrais" está presente e com destaque no jogo, sendo para quem conhece tal frase, momento de êxtase.  
     Resumindo a adaptação é boa, apesar de ter diferenças pelo gênero escolhido e pelos demais motivos explicados. Claro que esta é uma análise bem simples ficando a cargo de estudiosos da área uma melhor comparação entre livro e game. Seja como for o jogo me inspirou a leitura do livro e, apesar de não ser uma adaptação perfeita, gostei bastante do que encontrei, tendo vontade de jogá-lo mais uma vez, o que, provavelmente criará um círculo virtuoso entre jogatina e leitura. Indico tanto a jogarem o game como a leitura do livro, feitas as observações presentes no outro texto.    
     Aparentemente Dante é tão fantástico que, além de criar uma obra imortal da literatura mundial, permitiu que esta, mesmo sofrendo adaptações continuasse grandiosa. Lógico que devemos dar os créditos pela adaptação feita a todos que trabalharam para fazer o jogo. Assim termino esta breve viajem ao inferno de Dante deixando minhas recomendações e sugestões.
     Saudações gamers e boa leitura    
___________________________________________________________________

Ajude-nos a melhore a comunidade gamer do Brasil. Faça seus comentários, divulgue nosso trabalho e siga-nos nas redes sociais. Agradecemos o apoio e a confiança
  • Clique aqui para nos seguir no Twitter
  • Clique aqui para nos seguir no Facebook
  • Clique aqui para nos seguir no Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário