quinta-feira, 9 de junho de 2016

Mudança de prioridades

     É comum durante os jogos mudarmos de prioridade algumas vezes. Alguns, ao ler esta frase podem pensar "mas o objetivo não é zerar o jogo?" Sim. Temos este objetivo, porém existem aqueles que, durante a partida, procuram todos os secrets, ou tem como objetivo principal platinar o jogo, então mesmo este macro objetivo não é absoluto.
     Entretanto as prioridades que mais mudam são as micro. Focamos em vencer um chefão difícil, mas depois de vencermos este adversário, o que mais desejamos é achar um save point. Ou quando estamos quase morrendo, deixamos de nos importar com a missão em si e buscamos desesperadamente vida.
     Isso é muito comum nos jogos com mais exploração como os RPGs e os de mundo aberto, mas vale para todos os gêneros. Buscamos ficar mais fortes e, para isso, focamos em obter experiência ou aumentar nossos poderes achando itens como os fragmentos do Infamous. Deixamos a história de lado focando nisto por um tempo e, depois de chegar a tal objetivo, mudamos e vamos atrás do próximo.
     Um item, no início, pode ser essencial e fazemos de tudo para poupa-lo. O defendemos como um tesouro até encontrarmos algo mais forte e em uma grande quantidade. Quando este novo se torna comum, deixamos o outro de lado. O melhor exemplo é com as poções. No início a básica resolve, já que recupera uma parte de nossa vida e deixamos para usá-la somente quando precisamos, mas depois, quando os danos são muito maiores, precisamos de uma versão mais forte, seja hiper, mega ou super poção. Assim, por circunstâncias do jogo, o tesouro de hoje vira o refugo de amanhã.
     Quem, em uma parte mais difícil, não queria encontrar uma estrela ao jogar Mario? Ou depois de um esforço para sobreviver a hordas de zumbis, quem não deseja achar o ink e depois a máquina de escrever em Resident Evil? Ou achar armas supremas, itens raros ou capturar todos os Pokemons? Vamos mudando de prioridade conforme o jogo passa e isto é algo comum.
     Onde mais encontramos esta situação? Na vida, é claro. Quando estamos doentes focamos em ficar saudáveis, mesmo que o grande objetivo seja constituir família, ser milionário ou sei lá qual seja seu sonho. Vemos nos estudos algo semelhante. Quantas vezes deixamos de fazer algo para focar no estudo, sendo o mais comum na época de provas? O mesmo vale para o trabalho.
     Muitos estipulam um objetivo financeiro como comprar um carro ou casa, fazer uma viajem ou comprar um console da nova geração por exemplo. Após muita luta, finalmente a realização deste sonho é alcançada e depois de muita festa, procuramos o próximo sonhos. Claro que não podemos deixar de valorizar os anteriores, se não todo o esforço terá sido um desperdício.
     Na vida, como nos games, mudamos de prioridades com frequência, seja pela realização de sonhos, superação de obstáculos, circunstâncias da vida, etc. Isto faz parte da sobrevivência e do processo de sonhar, mas claro, sem deixar de sermos nós mesmos e seguir os nossos ideais. 
     Saudações gamers
      
___________________________________________________________________

Ajude-nos a melhore a comunidade gamer do Brasil. Faça seus comentários, divulgue nosso trabalho e siga-nos nas redes sociais. Agradecemos o apoio e a confiança
  • Clique aqui para nos seguir no Twitter
  • Clique aqui para nos seguir no Facebook
  • Clique aqui para nos seguir no Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário