segunda-feira, 6 de junho de 2016

O poder da boa ação

     É comum nos games o estímulo a boas ações. Normalmente, variando em forma e frequência dependendo do gênero, o gamer tem a opção de fazer uma boa ação, seja dando algo, salvando alguém, encontrando uma pessoa ou coisa que o NPC não pode achar sozinho, etc. Quase sempre, após realizar tais atos de caridade, o jogador recebe um prêmio como um equipamento melhor ou item raro, dinheiro, troféu/ conquista, um prêmio específico, como uma peça de quebra cabeça em Banjo Kazooie ou uma estrela em Mário 64, e assim por diante. 
     Hoje em dia, com a implementação das escolhas, e as consequências derivadas, isso se tornou ainda mais presente. O gamer pode escolher a ação que quiser, mas, se o jogo for bom, felizmente sendo o mais comum, sofrerá as consequências de sua escolha. 
     Um jogo que foi bem impactante neste quesito foi Bioshock. Ao escolhermos salvar ou não as Little Sisters nos sentimos com o destino de uma criança nas mãos. Amor ou ódio são as consequências, juntamente com finais diferentes. Sempre salvei as garotinhas, sendo premiado durante o jogo e com um dos finais mais marcantes da minha história gamer.
     Claro que, se uma pessoa escolher o "lado sombrio" no jogo, não quer dizer que seja uma pessoa má. Só que aproveitou a oportunidade de ser algo que não é na vida real, pelo menos este é o ideal e, felizmente, a grande maioria. Do mesmo jeito que um ator pode encarnar alguém diferente do que realmente é, mas sem gerar danos à sociedade, também podemos, meus caros gamers. Tirando os pontos fora da curva, as anomalias ou aberrações, os gamers sabem bem diferenciar realidade da ficção. Um dia a sociedade entenderá isso finalmente.
     Voltando às boas ações, existe este estímulo a ajudar o próximo, normalmente seguido de recompensa, ou seja, os games estão estimulando a ajuda e as boas escolhas. Bem que a realidade poderia ser assim, premiando quem faz o bem e punindo os que escolhem o caminho mais fácil e danoso. Enquanto este dia não chega façamos o nosso melhor. Um dia chegaremos lá. 
     Saudações gamer e boas escolhas 
___________________________________________________________________

Ajude-nos a melhore a comunidade gamer do Brasil. Faça seus comentários, divulgue nosso trabalho e siga-nos nas redes sociais. Agradecemos o apoio e a confiança
  • Clique aqui para nos seguir no Twitter
  • Clique aqui para nos seguir no Facebook
  • Clique aqui para nos seguir no Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário