domingo, 12 de junho de 2016

"Testemunho único, testemunho nulo"

     Eis o texto que eu ia escrever ontem, mas que foi adiado devido a meu espanto com a repercussão da dita polêmica com o Zangado. Para quem não está sabendo é só ver o texto postado ontem.
     Os futuros historiadores do Brasil aprenderam, ou deveriam aprender, uma frase que diz "testemunho único, testemunho nulo". A ideia é simples. Não podemos nos basear somente em uma fonte de informação e sim buscar outras que complementem ou desqualifiquem a primeira, o que é conhecido por corroborar ou refutar. Isto vale mesmo para fontes de confiança, pois todas as fontes podem sofrer um viés do seu autor.
     Em termos de análise de games o Zangado é o que faz o melhor serviço, sendo o mais impessoal possível e trazendo várias informações do jogo, sem falar das chamadas "informações nerds extras". É um trabalho impecável feito com várias fontes e muita pesquisa e por uma pessoa que sempre busca se superar. O ponto é que ele é humano e, consequentemente pode errar. Claro que no caso dele seriam detalhes, devido a seu empenho, mas isso pode ocorrer e, diferentemente da mentalidade vigente na internet que desqualifica todo o trabalho da pessoa por um errinho, tal coisas devem ser tratados pelo que são: equívocos.
     Além de poder cometer erros, o Zangado tem a visão dele, baseado na sua própria vida e em suas experiências, como todos nós e isso pode influenciar ligeiramente na sua análise, apesar de que o esforço que ele faz neste quesito é grande, já que ele, diferentemente de muitos sites, não dá a resposta pronta, ainda mais como verdade absoluta, e sim todos os fatores, porém, pelo que já foi dito e, levando-se em consideração que as opiniões divergem, como ele próprio comenta nos vídeos do ZGA, mais de uma fonte de informação deve ser consultada. 
     Isto não significa que você está traindo o Zangado, não confia nele ou coisa que o valha. A opinião dele continua importante. Você está vendo a visão de outra pessoa, só isso. Poderíamos considerar traição se você nunca mais visse o vídeo do Zangado ou deixasse de ser seguidor do canal dele. Não é para fazer isso e só para, além dos vídeos dele, assistir a outros. Se não for análise,  formato aparentemente em declínio nos demais canais, pode ser gameplay ou outros vídeo e textos que mostrem uma visão de outra pessoa. É provável que tal opinião seja similar com os vídeos do "vale ou não a pena jogar", mas se assim o for só reforça as palavras ditas pelo Zangado.
     Com essa política você não só obtém mais informações, como também estimula a produção de conteúdo de games e fortalece a comunidade gamer do Brasil. Sei que cada vez temos menos tempo, mas, por outro lado, temos mais mobilidade com SmartPhones e tablets. A questão é se programar. Eu, além de seguir o Zangado, sigo, o EngLeo da Cjbr, BRKsEdu, Zeh, true gamer, Mih, the joker, só para citar uns exemplos. Lembre-se de procurar mais informações, isto valendo para tudo, sendo preferível ir direto a fonte, quando possível.
     Saudações gamers 
___________________________________________________________________

Ajude-nos a melhore a comunidade gamer do Brasil. Faça seus comentários, divulgue nosso trabalho e siga-nos nas redes sociais. Agradecemos o apoio e a confiança
  • Clique aqui para nos seguir no Twitter
  • Clique aqui para nos seguir no Facebook
  • Clique aqui para nos seguir no Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário