quinta-feira, 2 de junho de 2016

Os animais e os games

     Em meio a tantas noticias de animais maltratados e de outras com os animais pagando o preço pelo erro dos humanos achei que seria justo mostrar a visão dos games dos nossos companheiros de planete Terra, pois, apesar de acharmos que somos os donos do mundo temos muitos outros companheiros terráqueos, das mais diferentes formas.
     Este não é um texto defendendo a bandeira vegetariana ou vegana. Acreditamos que estes modos de vida são opções pessoais e respeitamos estas escolhas. O único ponto contra estas ideologias é quando há pregação. Se você é vegetariano ou semelhante não fique tentando convencer os outro a seguir a sua ideologia, mandando fotos e textos pela causa dos animais. Proteste sim. Busque melhora para a vida dos animais, mas sempre respeitando a opinião dos demais humanos. Já você que não é vegetariano, respeita uma ideia diferente. Se a pessoa quiser viver assim é direito dela. Como sempre somos contra ao fanatismo.
     Mas entrando no mundo dos games, os animais aparecem de formas variadas. Em alguns jogos eles são parte do cenário, como no Street Fighter 2, na fase do Blanka e na mítica fase do Dhalsim, esta muito elogiada na época, vista como uma inovação e demonstração da potência da então geração atual de consoles.  
     Em outros jogos são meios de transportes como no Final Fantasy X, onde os chocobos nos carregam, uma versão do game para um avestruz, este que aparece na segunda fase do jogo O Rei Leão e que deu pesadelos a muitos que jogaram este game, sendo esta fases considerada uma das mais difíceis da história dos games por alguns. Não podemos esquecer dos nossos aliados em Donkey Kong. Era uma grande alegria encontrá-los. Por fim devemos citar o Yoshi e sua fidelidade com o Mario. Só para citar alguns exemplos.
     Muitos jogos geram uma questão de honra com os animais. Em Red Dead Redemption matar um de seus cavalos ou deixar que ele morra gera punição, ou seja, mais do que uma forma de transporte e aliado, é um bem precioso. Já que falamos de cavalos como esquecer a égua Agro de Shadow of the Colossus ou Despair e Ruin de Darksiders, ou seja, até a morte tem seus aliados animais. O cavaleiro do apocalipse mais temido por muitos tem, alem de seu  cavalo, um corvo de guia, chamado Dust.
     Em alguns jogos os animais são os vilões. Nos primeiros Tomb Raiders, entre escaladas e puzzles, Lara Croft era atacada por lobos, tigres, ursos, morcegos e até dinossauros. Neste caso era questão de sobrevivência. Ou nós ou eles. Tirando em situações extremas, desconsiderando as pragas, felizmente não vivemos nesta situação, nem mesmo pessoas que vivem em áreas com maior contato com a natureza. Esta situação de sobrevivência permaneceu na série da exploradora até os jogos mais recentes. Outro jogo no mesmo estilo é Indiana Jones e the infernal machine para Nintendo 64, onde somos atacados por animais como aranhas e as cobras, temidas pelo grande arqueólogo.
     Em jogos de plataforma é comum o uso de animais como vilões. Desde Mario contra os Koopas, claramente baseados em tartarugas, passando por Donkey Kong e Crash. Falando nestes dois, muitas vezes os animais são os protagonistas como, alem dos já citados, Star fox, Sonic e Banjo-Kazooie. 
     Nos dias de hoje existem jogos que dão como opção a caça, mas estes serão tratados em um texto específico. Já no caso de Call of Duty: Ghosts, a expressão que diz que o cão é o melhor amigo do homem alcança seu maior exemplo nos games com Riley, para muitos a estrela do jogo.
     Portanto os animais são representados das mais variadas formas nos games desde protagonistas até parte do cenário. Muitos jogos estimulam o respeito com bichos, assim como a fidelidade com estes, outros ensinam a questão de só enfrentar e matá-los em situações extremas de sobrevivência, situação que a maioria de nós jamais vivenciará, alguns permitem a caça, não sendo obrigatório, mas outros sim. Para estes, fica a vantagem de tais atos serem cometidos no mundo virtual, sem gerar sofrimento aos animais reais, ou seja a única forma de caça esportiva descente conhecida. Vamos respeitar nossos amigos e companheiros de planeta. Ganhamos mais com eles vivos.
     Saudações gamers 
___________________________________________________________________

Ajude-nos a melhore a comunidade gamer do Brasil. Faça seus comentários, divulgue nosso trabalho e siga-nos nas redes sociais. Agradecemos o apoio e a confiança
  • Clique aqui para nos seguir no Twitter
  • Clique aqui para nos seguir no Facebook
  • Clique aqui para nos seguir no Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário