segunda-feira, 8 de agosto de 2016

A mídia e o pokémon GO

     Pokémon GO chegou ao Brasil! Finalmente será possível para os brasileiros jogarem o game do momento, em que podemos viver a experiência de capturar e treinar pokémons, como se fosse o anime ou mesmo o jogos de consoles portáteis da Nintendo. Apesar da grande alegria gerada e do incentivo às pessoas andarem e conhecerem a cidade onde mora, a mídia brasileira continua fazendo um desserviço aos games.
     Apesar do sucesso do jogo, os veículos de comunicação focam nos casos em que pessoas que estavam jogando sofreram acidentes por não prestar atenção ao seu redor, um grupo que começa a ser chamado de pokidiotas por alguns. Convenhamos que é uma falta de bom senso, você andar pela cidade tão focado no celular ou tablet e não prestar atenção nos carros da rua, nas outras pessoas, nos semáforos, etc. Me lembra um pouco quando somos crianças e nossos pais nos alertam sobre a importância de prestar atenção aonde vai, a esperar o sinal fechar, a olhar os dois lados antes de atravessar. Apesar disso, algumas pessoas cometem tais gafes e são estas que a mídia está de olho, uma pequena porcentagem, pelo que eu saiba, que faz isso.
     A ênfase da mídia é nos acidentes o que faz do jogo, segundo eles, polêmico. Vale dizer que o próprio jogo recomenda prestar atenção ao ambiente para evitar acidentes toda a vez que você o liga, algo como os avisos de seguranças em produtos usados diariamente como produtos de limpeza, aparelhos elétricos entre outros. 
     Apesar de discordarmos quanto a abordagem utilizada pela mídia, vale reforçar a ideia de prestar atenção. Isso valendo para jogadores de Pokémon GO, leitores vorazes, pessoas mexendo no celular, seja mandando mensagem para os amigos, seja trabalhando e demais grupos de pessoas desatentas.
     Por outro lado vale a pena elogiar a campanha utilizada pelo Metrô de São Paulo em que diz algo como tudo bem capturar pokémons, mas cuidado para não atrapalhar os outros e nem causar acidentes. Recado dado, mas de forma bem feita. Postaremos tal propaganda no nosso Facebook, se você não nos segue é só clicar no link abaixo do texto.
     Infelizmente alguns acidentes ocorreram enquanto pessoas desatentas jogavam Pokémon GO, mas antes de focar na tragédia, o certo seria alertar de forma imparcial, como fez o Metrô de São Paulo, ou mostrar os lados bons e não só os maus, estes que são feitos pela minoria. Para os desatentos fica a dica: bom senso, já para a mídia a sugestão, façam sua obrigação, analisando os dois lados de forma imparcial e não vendo só um visando ganhar dinheiro e audiência. A imprensa é chamada de quarto poder, então, pessoas da área, usem-no com responsabilidade.
     Saudações Gamers

___________________________________________________________________

Ajude-nos a melhore a comunidade gamer do Brasil. Faça seus comentários, divulgue nosso trabalho e siga-nos nas redes sociais. Agradecemos o apoio e a confiança
  • Clique aqui para nos seguir no Twitter
  • Clique aqui para nos seguir no Facebook
  • Clique aqui para nos seguir no Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário