terça-feira, 20 de setembro de 2016

Sonhos se realizam?

     Desde pequenos sabemos sonhar. Alguns sonhos são bons outros nem tanto, mas, normalmente, aqueles que temos quando estamos acordados são do primeiro tipo. Poemos classificá-los de duas formas, mas independentemente da classificação do sonho, o videogame é uma excelente ferramenta para alcançá-los.
     O primeiro tipo de sonho é o efêmero, aquele que temos durante uma fase específica da vida. Quantos não sonharam em ser astronauta, jogador de futebol, rei ou rainha, a Barbie, o Indiana Jones, o Rambo, etc? É comum, quando somos crianças, termos estes sonhos, mas com o videogame podemos realizar. Podemos ser o Indiana Jones em jogos como Indiana Jones and the Infernal Machine do Nintendo 64, ou um caçador de tesouros em Tomb Rider ou Uncharted, um soldado ao estilo Rambo em jogos como Contra 3, um ninja em Ninja Gaiden, um cavaleiro Jedi, um jogador de futebol que marca o gol na final da Copa do Mundo e assim por diante. Qualquer menina pode ser a Barbie em um de sus jogos, ou uma princesa da Disney no Disney Infinite. Seja qual for seu sonho efêmero, os games podem realizá-los por meio do envolvimento na trama e o gosto de fazer o impossível sem sair de casa.
     O segundo tipo de sonho é o fixo ou persistente, aquele que, mais do que um breve período de tempo, nos acompanha durante anos. O bom deste sonho é que eles podem ser realizados de fato, mas ao custo de muito esforço e trabalho duro. Milhares de pessoas sonham em ser médicos, advogados, donos da própria empresa, artistas, jogadores de futebol e assim por diante. Em alguns casos o talento ajuda bastante, aquelas habilidades que já temos. Mas em todos eles, sem exceção, o grande fator é a dedicação, o empenho, a luta pessoal para se superar e melhorar. O Pelé disse uma vez que seu pai lhe dizia que, apesar do imenso talento do filho para futebol, ele precisava se esforçar para honrar estas habilidades, a aproveitar o seu potencial. Deu no que deu. Da mesma forma vemos centenas de exemplos de pessoas que lutaram e conseguiram realizar seu sonho. Muitas destas histórias até viraram filme como Homens de Honra com Robert De Niro e Cuba Gooding Jr. Mas não precisamos ir para outro  país para ter exemplos. Aqui no Brasil temos Everaldo Marques, realizando seu sonho de ser narrador esportivo, José Mindlin com sua caça a livros raros, o que proporcionou histórias tão maravilhosas e divertidas quanto as dos próprios livros procurados,assim como as de nossos atletas olímpicos e paralímpicos, de nossos médicos, engenheiros, arquitetos, etc.
     Para estes casos, em que o esforço e a dedicação são os principais fatores que possibilitam a realização do sonho, os games não podem ajudar a concretizar esta busca, mas podem nos dar coragem quando esta balançar, e serão várias vezes. A inspiração obtida em um jogo, em um livro, em um filme, além do fundamental apoio familiar e de amigos, servirão de base para ajudar a levantar nossos sonhadores em sua busca, quando, aparentemente, a esperança parece acabar. Se um poema pode dar força a Nelson Mandela em seus mais de 20 anos preso, também pode nos dar força, assim como um jogo, uma fotografia, uma história de vida ou qualquer coisa que nos inspire.
     Seja qual for seu tipo de sonho os games podem ajudar, seja realizando os efêmeros, seja encorajando os fixos ou persistentes. Para as pessoas que tem o segundo, torço para que consigam realizá-lo. Sei que é difícil, mas continuem lutando, se esforçando, se dedicando. Fazendo isso um dia você chegará lá. Seja seu sonho abrir um restaurante como a Tiana em A Princesa e o Sapo, se tornar hokage como o almejado por Naruto, seja ser um escritor como Stephen King, um desenhista como Mauricio de Sousa ou Walt Disney, um empreendedor como Ozires Silva, Steve Jobs, Luiza Helena Trajano e Samuel Klein, ou seja lá qual for seu sonho.
     Saudações gamers e bons sonhos
______________________________________________________________________

Ajude-nos a melhore a comunidade gamer do Brasil. Faça seus comentários, divulgue nosso trabalho e siga-nos nas redes sociais. Agradecemos o apoio e a confiança
  • Clique aqui para nos seguir no Twitter
  • Clique aqui para nos seguir no Facebook
  • Clique aqui para nos seguir no Google +
Livraria Cultura - Clique aqui e conheça nossos produtos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário