domingo, 30 de outubro de 2016

O Brasil nos games

     O nosso país, às vezes, faz aparições em alguns jogos. Não, eu não estou falando da seleção e sim do país em si, com suas cidades e seu povo. Bem isso na teoria, pois na pratica a visão que as pessoas do exterior tem de nós e de nosso país, "da nossa casa, do nosso puxadinho" como diria Rômulo Mendonça é muito estereotipada, muito por culpa nossa e da divulgação da nossa imagem para o mundo.
     Vamos começar pela fase do Blanka em Street Fighter II. Apesar de ser uma fase linda, com a floresta amazônica, vários animais, incluindo macacos e uma sucuri gigante, em inglês Anaconda, e um porto bem rústico, passa aquela ideia de selva absoluta sem civilização. É verdade que temos em meio a maior floresta do mundo, isso antes das madeireiras de práticas ilegais acabarem com ela, existam várias partes assim ou parecidas, mas também temos grandes cidades que nunca são mencionadas. Essa imagem é tão forte que muitos brasileiros pensam assim também. Ainda não tive a chance de conhecer cidades como Belém e Manaus, espero que um dia possa fazê-lo, mas sei que não são cidades de casas de Tarzan em cima das árvores como muitos pensam e sim metrópoles, com uma cultura riquíssima e construções famosas. 
     Uma cidade que não é da forma que foi retratada nos games, essa que conheço desde sempre, é a minha São Paulo. Em Max Paine 3 vemos uma cidade com uns prédios de elite no meio cercada por uma infindável favela e um estádio de futebol. Sendo bem sincero fiquei muito incomodado, neste sentido, com a visão que se tem da cidade. Infelizmente temos pessoas que vivem em favelas, que sofrem com condições de vida insalubres e que mereciam coisa melhor, mas não é a maior parte da cidade. São Paulo não é uma cidade com apenas futebol e pobreza, o esteriótipo do brasileiro, somado ao samba e às praias, esta que não temos aqui na capital paulista. Temos sim muito trabalho e dedicação, prédios para todas as classes sociais, com alguns é verdade, exageradamente luxuosos, temos trânsito, de fato, mas muitos pontos a serem conhecidos, assim como parques, uma vastíssima opção de restaurantes e muito mais.
     Salvo em raras exceções o Brasil é relatado ou como selva e praias ou como a terra da pobreza e do crime. Temos isso, eu sei, mais, temos também várias riquezas culturais, belezas arquitetônicas, museus, vários esportes e não só futebol, pelo menos por enquanto, visto o  descaso com as demais modalidades esportivas, teatros e muito mais. Devemos conhecer as maravilhas de nosso país e divulgá-las, incluindo em filmes e demais obras que saiam do país. Entendo o fator de crítica social, mas não podemos ter uma visão tão tacanha que esqueçamos das nossas qualidades. Como sempre equilíbrio.
     Saudações gamers    
______________________________________________________________________

Ajude-nos a melhore a comunidade gamer do Brasil. Faça seus comentários, divulgue nosso trabalho e siga-nos nas redes sociais. Agradecemos o apoio e a confiança
  • Clique aqui para nos seguir no Twitter
  • Clique aqui para nos seguir no Facebook
  • Clique aqui para nos seguir no Google +
E não se esqueça de prestigiar os nossos parceiros. É só clicar em um dos banners aqui no nosso site, assim TODO MUNDO sai ganhando. É rápido e prático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário