quarta-feira, 19 de outubro de 2016

O poder da escolha

     Fazer escolhas é uma característica dos gamers, desde escolher o próximo jogo, qual console irá comprar e semelhantes até decisões no próprio jogo como a estratégia a ser usada, habilidade a ser desenvolvida, se seguirá o caminho do bem ou do mal e assim por diante. Vamos começar pelas escolhas no mundo real.
     A escolha da plataforma a ser comprada é uma das mais importantes e, provavelmente, a mais difícil a ser tomada devido aos altos preços cobrados pelos consoles ou para montar um PC gamer. Potência do hardware, ergonomia do controle, jogos exclusivos são só alguns dos fatores a serem levados em conta. Outra escolha, um pouco mais fácil, em termos de preço, porém com maior quantidade de opções é escolher qual jogo comprar. Gêneros, qualidade do jogo, se tem antecessores, se é focado no multiplayer entre ouras características devem ser analisadas. Felizmente temos uma boa oferta de youtubers com vídeos mostrando os jogos, o que pode facilitar esta escolha devido ao maior número de informações. Por fim, dentre as escolhas físicas ou reais, aquelas que acontecem na nossa realidade, temos a de escolher qual jogo jogar primeiro, para as pessoas que compram ou ganham mais de um jogo de uma vez  Neste caso a escolha é baseada no estado de espírito da pessoa, se ela está mais a fim de um jogo com mais ação, se quer jogar no multiplayer, se está curioso por saber o que vai ocorrer na trama e assim por diante.
     Já no mundo virtual temos que tomar várias decisões. Nos jogos em que podemos ser bons ou maus cabe a nós, os jogadores, escolher o lado a ser seguido e, principalmente, a arcar com as consequências da escolha. Em outros temos a vida de outros personagens em nossas mãos, onde um erro pode ser fatal. Podemos escolher também coisas simples como cores e roupas, detalhes do personagem, características físicas e semelhantes. Já em mundos de jogo aberto, temos a liberdade de escolher se queremos continuar com a história principal, completar alguma missão secundária ou simplesmente sair pelo mundo fazendo o que der na telha. A escolha da estratégia a ser seguida também é importante, bem ao estilo jogo de xadrez.
     Independentemente se as decisões são tomadas no mundo real ou virtual, precisamos arcar com a responsabilidade de nossas escolhas. Nos games esta atitude é mais fácil, já que o jogo já é programado, ou seja, não dá para escapar. Já no mundo real o mais comum é o uso de desculpas. Todo o universo é culpado antes de você aceitar esta responsabilidade, pelo menos é isso que a maioria faz, infelizmente. Devemos ser responsáveis e arcar com nossas escolhas, aprendendo com nossos erros e nos tornando pessoas melhores. É com base neste erros que evitaremos os futuros, então, se você é indeciso, não se cobre tanto, o pior que pode acontecer é errar. Salvo em situações extremas, isso não será o fim. Aprendendo com nossos erros, nos conhecemos melhor e aumentamos a chance de sucesso futuro. Arrisque. Neste sentido os videogames são uma excelente ferramenta, pois, tomamos as decisões mais variadas, algumas das quais jamais teríamos que tomar no mundo real, e somos obrigados a arcar com as consequências, desse modo aprendemos, ao mesmo tempo que nos divertimos, o que aceitamos ou não, se ficamos confortáveis com uma decisão tomada pelo protagonista e refletimos se tomaríamos tal atitude na realidade. É um exercício filosófico, mas de uma forma bem divertida. Portanto, se você quer aprender a escolher e arcar com suas escolhas, uma boa dica é jogar videogame.
     Saudações gamers 
     
______________________________________________________________________

Ajude-nos a melhore a comunidade gamer do Brasil. Faça seus comentários, divulgue nosso trabalho e siga-nos nas redes sociais. Agradecemos o apoio e a confiança
  • Clique aqui para nos seguir no Twitter
  • Clique aqui para nos seguir no Facebook
  • Clique aqui para nos seguir no Google +
E não se esqueça de prestigiar os nossos parceiros. É só clicar em um dos banners aqui no nosso site, assim TODO MUNDO sai ganhando. É rápido e prático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário