terça-feira, 15 de novembro de 2016

Arrogância

     É costume do brasileiro imaginar humildade como ser pobre, ter poucos recursos e, como consequência não poder pagar ou mesmo frequentar escolas, levando a pessoa a saber menos coisas. Assim, quando alguém fala que sabe de um assunto ou mostra suas habilidades é considerado arrogante. E depois perguntam por que o Brasil está onde está.
     Se esforçar, aprender, se dedicar, não é algo de quem tem dinheiro e sim habilidades das pessoas. Machado de Assis, nosso maior escritor era gago, epiléptico, mulato, na época da escravidão e pobre. O que ele fez? Se dedicou aprendeu várias línguas como francês e alemão, leu os maiores clássicos da literatura e se tornou o maior escritor da nossa história. Foi fácil? Claro que não. Mas todos ganharam com sua dedicação. O mesmo vale para todos nós.
     Uma pessoa que estuda, que aprende uma língua nova, se forma na faculdade, faz pós graduação, é visto como alguém que nasceu em berço de ouro, uma pessoa arrogante que quer menosprezar os demais, alguém que quer ser visto como a estrela. Não é assim. Porém, com o aprendizado, a pessoa acaba se capacitando e tendo mais fundamentos argumentativos e bases mais sólidas, o que lhe proporciona um maior gabarito em certos casos. Isso não quer dizer que a pessoa é arrogante e sim que ela se esforçou.
     Existem pessoas que jugam saber a verdade absoluta. Sendo bem sincero, o único a saber a verdade total, seria uma divindade e, qualquer um que se julga nesse nível, no mínimo está sendo arrogante. Entretanto, quando alguém diz ser um especialista em algo, ou seja uma parte e não conhecedor de toda a verdade, ele não está sendo arrogante e sim que estudou muito determinado assunto e que tem como prová-lo. Vamos pensar assim. Imaginem um craque de futebol. Ele joga muito tem vários títulos e assim por diante. Sempre que é entrevistado ele sempre diz, "sou um bom jogador" e, depois, volta aos treinos para melhorar cada vez mais. Isso não é um arrogante e sim um especialista. Já outro que diz "sou o melhor" ou " ninguém é melhor do que eu" aí sim é arrogante.
     Quando um especialista erra, o que é possível, o mundo inteiro cai em cima dele, dizendo que ele não é tudo isso, e coisas como "bem feito para ele", "assim ele aprende a ser humilde" e demais comentários jocosos. Agora quando temos um erro de alguém que não se esforço durante a vida inteira, passa-se a mão na cabeça, fica o dó, já que o pobrezinho não teve possibilidades de estudar, mas, ironicamente, teve tempo para fazer todo o resto, desde criar família até enriquecer e se tornar celebridade, política ou não. 
     No mundo dos games vemos isso também. Vemos youtubers com muitos anos como gamer, tendo jogado a maioria das plataformas, mas quando ele diz algo como "eu conheço videogames" surge uma enxurrada de mensagens dizendo que ele é arrogante, que quer se mostrar, que quer ser o bonzão. E as milhares de horas passadas em companhia com os games, não são nada? Agora, se ele falasse "sou o melhor de todos" ou "os outros não prestam", aí eu concordaria com as críticas. Uma pessoa que normalmente é criticado e chamado de arrogante, o que discordo totalmente, é o EngLeo da Cjbr. O cara não só tem anos de experiência jogando games, desde a segunda geração de consoles, como também é um engenheiro, por sinal apaixonado pela área. É alguém que sabe o que está falando e que tenta ser bem didático de modo a divulgar o conhecimento. Mas, em um país em que dedicação é vista como arrogância, o esforçado é punido. Não conheço o Leo pessoalmente, só pelos videos, mas nunca, nestes anos que acompanho o trabalho dele, vi ele se achando, dizendo que é o melhor. Já vi ele falando que faz um conteúdo diferenciado, e é verdade, pois não conheço outro youtuber que dá aula de física, sobre metais e materiais, ao mesmo tempo que joga videogame.
     Temos que parar com essa mentalidade medíocre de que estudar e esforçar-se é coisa de pessoas que querem se mostrar. Temos não só que valorizar esta característica, como aprender com estas pessoas, sempre buscando a melhora contínua. Não é vergonha saber, se dedicar e sim menosprezar os outros de modo a rebaixá-lo ao nível medíocre, onde pessoas com esta mentalidade normalmente estão.
     Saudações gamers  
______________________________________________________________________
     A NGC quer saber sua opinião. Ela é importante para nós. Faça seus comentários, divulgue nosso trabalho e siga-nos nas redes sociais. Ajude-nos a melhore a comunidade gamer do Brasil. Juntos somos mais fortes.
     E não se esqueça de prestigiar os nossos parceiros. É só clicar em um dos banners aqui no nosso site, assim TODO MUNDO sai ganhando. É rápido e prático.
     
  • Clique aqui para nos seguir no Twitter
  • Clique aqui para nos seguir no Facebook
  • Clique aqui para nos seguir no Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário