domingo, 27 de novembro de 2016

Voltando ao passado

     O videogame com certeza é uma das mais atuais formas de arte, surgida agora no final do século XX, mais precisamente na segunda metade, com a indústria tendo nascido na década de 70. Porém, apesar de ser jovem já temos um rico passado com jogos maravilhosos criados para as mais diversas plataformas. Felizmente, como toda a arte, podemos aproveitar dos sucessos do passado. Podemos ler um livro escrito pelos gregos como a Ilíada e a Odisseia, ouvir uma sinfonia escrita no século XIX, ver um quadro pintado na era da renascença e jogar um jogo da terceira geração de consoles, por exemplo. Para alguns é necessário um gasto maior. Para ver o teto da Capela Sistina de Michelangelo ou a Sagrada Família de Gaudí pessoalmente, só juntando dinheiro e indo para a Europa, mas é possível ter uma palhinha vendo livros sobre estes artistas. Já o videogame, para se jogar clássicos, é necessário um console retrô, comprar o console antigo ou usar emulador.  
     Infelizmente algumas obras de arte se perderam com o tempo, seja descaso da sociedade, guerras, capitalismo selvagem e assim por diante. Felizmente temos sobreviventes e estes merecem ser vistos e conhecidos. Você pode até não gostar de determinado estilo, mas, antes de dar uma opinião, tente entender o porquê daquilo, sempre respeitando opiniões diversas.
     Jogar clássicos como Super Mario Bros, Sonic e semelhantes é um grande prazer para aqueles que viveram a época de seu lançamento e também uma rica experiência para aqueles que não conhecem estes e outros clássicos. Claro que os gráficos são inferiores, porém a beleza do jogo não está neste fator; é maior que isso. Não só conheça jogos antigos como vá atrás das outras formas de arte. Aqui no Brasil, só para citar uns exemplos, temos o MASP, com obras de artistas internacionais como Renoir, e a Pinacoteca do estado, em São Paulo, as igrejas barrocas com obras de Aleijadinho em Minas Gerais, salas de concerto espalhadas pelo país, sem falar de livrarias, onde podemos encontrar os clássicos da literatura e assim por diante. Só dei alguns exemplos, mas busque informações e procure os locais mais próximos da sua cidade com alguma forma de arte. 
     Seja na pintura, na arquitetura, na música ou nos games, vale a pena conhecer as obras do passado, sendo que, muitas vezes estas podem estar ao lado de casa, mas sem sabermos. Talvez ainda seja impossível para o homem viajar no tempo literalmente, mas podemos, voltar ao passado por meio da apreciação das artes antigas, seja do Império Romano seja no reino de Zelda.
     Saudações gamers
     
______________________________________________________________________
     A NGC quer saber sua opinião. Ela é importante para nós. Faça seus comentários, divulgue nosso trabalho e siga-nos nas redes sociais. Ajude-nos a melhore a comunidade gamer do Brasil. Juntos somos mais fortes.
     E não se esqueça de prestigiar os nossos parceiros. É só clicar em um dos banners aqui no nosso site, assim TODO MUNDO sai ganhando. É rápido e prático.
     
  • Clique aqui para nos seguir no Twitter
  • Clique aqui para nos seguir no Facebook
  • Clique aqui para nos seguir no Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário