domingo, 11 de dezembro de 2016

Segredos Revelados

     Depois de muitas dúvidas e especulações, finalmente foi revelado o significado do dedo de manequim na demo do novo Resident Evil. Apesar de não ter jogado, acompanhei por meio dos vídeos do Zangado as três demos lançadas. O problema é que, mesmo após terminada a série desses vídeos, o mistério continuou, então fui procurar e encontrei outro vídeo explicando tudo.
     Além de um grande mistério criado em relação a um item, no mínimo, diferente, o que mais gostei foi como este foi revelado. Gamers do mundo inteiro, curiosos pelo estranho objeto foram tentando e experimentando e, com o tempo, solucionando o mistério. Conforme descobertas eram feitas, postagens surgiam na internet e com um genuíno trabalho coletivo chegou-se a solução. Este trabalho de equipe, esta formada por gamers do mundo inteiro, unidos pela sua paixão pelos jogos, curiosidade e persistência, permitiram que o engenhoso segredo, enfim, terminasse. Muita experimentação foi necessária, outra característica comum na solução de enigmas e superação de obstáculos nos videogames. E olha que dar machadada em um quadro específico ou abrir uma panela aleatória não é algo comum, por assim dizer.
     Além deste trabalho em equipe, outra coisa me chamou a atenção: a genial campanha de marketing criada pela Capcom, baseqada neste segredo. Por meio da curiosidade, milhares de pessoas se uniram em busca da solução, o que gerou ótima visibilidade para o jogo. Além disso um mistério ricamente criado, permitiu o sucesso inicial desta campanha, que não só envolveu o videogame, como outras mídias, como as discussões no computador por meio de fóruns, vídeos no youtube, conversas pessoais, uso de aplicativos e semelhantes. Esta união entre mídias é algo extremamente estimulado nas aulas de marketing, sendo algo do futuro, apesar de ser bem mais difícil de ser feita e mais arriscada também , porém, quando dá certo, fica incrível, assim como a genial campanha do Halo 2. Sem falar que, depois de tudo isso, ao fim da demo, o esforço é premiado com um item a ser trocado no jogo, assim que ele lançar. Desta forma, estimulando as pessoas a trabalharem em equipe, pensarem de forma diferente e experimentarem coisas novas, sem falar na integração entre demo e jogo, dando mais um estímulo para a compra deste, sem falar na curiosidade em saber qual é o prêmio, que, mesmo que não for nada demais gerou grande interação na comunidade de fãs, porém, se for algo realmente especial, será fechar com chave de ouro uma grande iniciativa.
     Apesar de ter uma grande experiência com jogos, fiquei impressionado com a criatividade usada nesta demo, principalmente na forma de usar o dedo de manequim, somente descoberta com uma grande atenção aos detalhes e uma forma diferente e, por que não dizer, arrojada de pensar e usar os itens, algo fora da caixa, como dizem.
     Concluindo, usando muita criatividade e ousadia a demo não só mostrou o que esperar do jogo, como gerou integração entre várias mídias, por meio de um mistério bem trabalhado sem falar da colaboração de milhares de pessoas. Não sei se no longo prazo o jogo será um sucesso, mas no curto, com certeza fez barulho e chamou a atenção, algo que eu só tinha visto na já falada brilhante campanha do Halo 2. Agora, além de todos os elogios feitos à demo e à Capcom, vale ressaltar as qualidades dos gamers como trabalho em equipe, criatividade, pensamento fora da caixa, persistência, determinação, etc. Para quem é do ramo sabe que tais características são comuns entre os amantes de videogames, apesar de não serem sempre usadas em escala tão grande. Seja como for é mais uma mostra das vantagens em se jogar jogos eletrônicos e lições aprendidas com este meio, estas mais construtivas do que as pessoas que não conhecem este hobby podem imaginar.
     Saudações gamers
__________________________________________________________________
     A NGC quer saber sua opinião. Ela é importante para nós. Faça seus comentários, divulgue nosso trabalho e siga-nos nas redes sociais. Ajude-nos a melhore a comunidade gamer do Brasil. Juntos somos mais fortes.
     E não se esqueça de prestigiar os nossos parceiros. É só clicar em um dos banners aqui no nosso site, assim TODO MUNDO sai ganhando. É rápido e prático.
     
  • Clique aqui para nos seguir no Twitter
  • Clique aqui para nos seguir no Facebook
  • Clique aqui para nos seguir no Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário