segunda-feira, 27 de março de 2017

Aprendizado constante

     Há um mês tenho jogado o mesmo jogo no PS4, um que tenho achado extremamente divertido, mas que vou fazer suspense. Alguém consegue adivinhar qual é? Escrevam nos comentários e nas redes sociais. Porém, mais do que uma advinha, o que queria propor é uma reflexão, válida para todas as pessoas. Usando o exemplo deste jogo, mesmo depois de um mês acabo aprendendo coisas novas, seja alguns detalhes, seja o uso de técnicas e estratégias, por assim dizer, completamente novas. Ao ver outras pessoas jogarem, seja pela internet ou qualquer outro meio, fico atento e vou, ao mesmo tempo que me divirto, aprendendo. Depois de um tempo considerável de jogatina, percebo que ainda tenho muito que aprender, muito que aperfeiçoar de modo a ser um jogador melhor. Isso não significa que me cobre e perca a diversão, só que, com o tempo aumento esta sensação prazerosa. Seria como uma criança que, apesar de conhecer esconde esconde, com o tempo aprende novos esconderijos, novos jogos e faz novos amigos. Antes ele se divertia, agora ele se diverte ainda mais.
     O que queria falar, e usei meu exemplo do jogo, é que sempre devemos buscar melhorar nossas habilidades, aumentando sempre nossa aprendizagem e que isso não significa algo chato, muito pelo contrário. Quanto aprender e se divertir falarei em outro texto, já que o assunto merece atenção especial, mas queria enfatizar o quão importante é estudar continuamente, seja na sua área de atuação, seja em um hobby, uma segunda carreira, uma língua e assim  por diante.  Mesmo aquelas práticas comuns que temos podem ser melhoradas. Você pode ser fluente em inglês, mas sempre terá uma palavra que você não conhece, uma forma de escrita desconhecida por ser pouco usada e outros exemplos.
     Esta busca contínua de conhecimentos, não só nos mantem vivos, com apetite para descobrir novas ideias, como também é divertida. É como se fossemos grandes exploradores em uma área desconhecida, seja um continente recém descoberto, seja um novo planeta, o que, para os gamers, é comum em jogos de mundo aberto. Quanto mais aprendemos mais fortes ficamos, pelo menos intelectualmente falando. Se isso será usado para o bem ou para o mal só depende de você, mas que vale a pena aprender mais isso posso afirmar.
     Os maiores atletas de qualquer esporte, os cientistas mais premiados, os escritores com maior sucesso, enfim, os profissionais mais conhecidos pelo sua competência não o são apenas pela sua genialidade. Talento é bom, mas sem esforço é desperdício. A prática constante, a busca em melhorar continuamente é que fizeram estas pessoas realmente grandes. A procura por novos conhecimentos, por aprimoramento das técnicas já utilizadas é que permitiram que o talento se tornasse algo palpável. Michael Jordan treinava continuamente, Pelé fazia o mesmo. Talento gera uma promessa. Esforço com talento formam os verdadeiros gênios. Talvez nem todos possam chegar nesta categoria, mas certamente, se você se esforçar, buscar se superar, melhorar o que você já é bom e aprender constantemente, pode ter certeza que será grande. Se este raciocínio vale para um jogo de videogame, também vale para a vida. O resto é com você.
     Saudações gamers
__________________________________________________________________
     A NGC quer saber sua opinião. Ela é importante para nós. Faça seus comentários, divulgue nosso trabalho e siga-nos nas redes sociais. Ajude-nos a melhore a comunidade gamer do Brasil. Juntos somos mais fortes.
     E não se esqueça de prestigiar os nossos parceiros. É só clicar em um dos banners aqui no nosso site, assim TODO MUNDO sai ganhando. É rápido e prático.
     
  • Clique aqui para nos seguir no Twitter
  • Clique aqui para nos seguir no Facebook
  • Clique aqui para nos seguir no Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário