quinta-feira, 2 de março de 2017

Consoles retrôs: mantendo a história viva

     De uns tempos para cá, virou moda relançarem consoles antigos em versões mais modernas de modo a permitir que joguemos jogos clássicos em sua plataforma original, ou quase. Existem aqueles que rodam os jogos diretamente dos cartuchos, como o Retron 5 e aqueles que rodam ROMs diretamente da memória do console, como o NES classic edition, mas, independentemente da forma em que o jogo roda é um grande prazer poder jogar games como Super Mario Bros e Sonic em seu formato original, com os controles antigos, sendo esta a grande diferença em relação a jogar em um emulador no PC. A experiência nostálgica é completamente diferente.
     Além de ser um imenso prazer para o pessoal da velha guarda dos games é uma grande oportunidade para os mais novos conhecerem os jogos clássicos da história dos videogames, assim como conhecer os consoles que fizeram parte das diferentes gerações, sem falar de permitir aos mais velhos jogar aquele jogo que escapou, que era desconhecido na época em que era menor, mas que, com o tempo, acabou conhecendo.
     Graças a estas atitudes, as empresas acabam ganhando uma nova receita, seja licenciando o direito do console, seja criando um próprio em um mercado antes dominado pelos emuladores em que nada era ganho com criações que pertenciam a elas. Porém esta não é a principal vantagem e sim a de manter viva a história dos games. É de fundamental importância, seja nos videogames, seja na arte, na história humana e semelhantes saber as nossas origens, manter a memória preservada, seja em museus, sítios arqueológicos, exposições, monumentos, etc. Saber o que nossos antepassados fizeram enriquece muito a nossa existência, valoriza as conquistas alcançadas, nos inspira e assim por diante. Apesar do Brasil, em sua maioria, não dar o devido respeito ao passado, seja na arte, na história, na literatura e demais áreas é fundamental conhece-lo. Precisamos mudar esta linha de pensamento que despreza o antigo. Saber de onde viemos é tão importante quanto o para aonde vamos.
     Os consoles retrôs, além da diversão proporcionada, seja para os que tiveram os consoles originais, seja para aqueles que tem vontade de jogá-los, permite que a história dos games se mantenha viva, prática essa que deveria valer para todas as áreas humanas. Respeite o passado se almeja ter um grande futuro.

     Saudações gamers
__________________________________________________________________
     A NGC quer saber sua opinião. Ela é importante para nós. Faça seus comentários, divulgue nosso trabalho e siga-nos nas redes sociais. Ajude-nos a melhore a comunidade gamer do Brasil. Juntos somos mais fortes.
     E não se esqueça de prestigiar os nossos parceiros. É só clicar em um dos banners aqui no nosso site, assim TODO MUNDO sai ganhando. É rápido e prático.
     
  • Clique aqui para nos seguir no Twitter
  • Clique aqui para nos seguir no Facebook
  • Clique aqui para nos seguir no Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário