domingo, 2 de abril de 2017

Ignorância e ilusão

     A ignorância é, provavelmente, o maior dos males da humanidade, aquela que mais gera vítimas por meio da suas variadas formas conhecidas como preconceito, fanatismo entre outros. Talvez a mais terrível seja a ilusão dela gerada. A ilusão de que alguns são melhores do que outros, de que tudo é intriga da oposição ou um complô interesseiro, de que só você sabe a verdade, mesmo não podendo prová-la com o uso da lógica, o que faz com que você se torne arrogante, a pessoa ou o grupo que sabe a verdade, que é puro, que é melhor ou superior e de que, visando difundir este conhecimento e criar o que seria, perante esta visão limitada, um mundo melhor, deve converter todos os descrentes ou eliminar aqueles que enfraquecem este propósito maior, o bem da humanidade. Pode parecer algo distante, mas, na realidade, está ao nosso lado. Podemos vê-la toda vez que presenciamos uma pessoa ser tratada de forma diferente em um mesmo local, por ser de uma outra religião, outra opção sexual, ter uma cor de pele diferente, ser de outro gênero, etc.
     O ser humano é sociável e precisa de pessoas ou outros seres para sobreviver, o que o diga Wilson do Náufrago. Visando evitar o isolamento ou, pior ainda, o julgamento social, muitos se tornam meros seguidores da ordem vigente, os chamados "Maria vai com as outras", aceitando como verdade o que alguém disse, sem questionar tais conceitos e, perceber que o que parecia sábio, muitas vezes é mais uma ilusão criada pela ignorância. Existem pessoas que creem que o Holocausto é uma criação estadunidense de modo a vitimar o povo judeu, sendo, portanto algo fictício. Muitos neonazistas e fascistas pensam isso até conhecer um campo de concentração. Os mais fanáticos, portanto, mais ignorantes, podem até se deleitar com tamanho exemplo de crueldade, mas, aqueles que não são meros peões ignorantes começam a se questionar e rever seus conceitos. O mesmo ocorre com aqueles que pensam que todos os muçulmanos são terroristas, até verem a beleza do islã, de suas criações e de seus ensinamentos e não as atitudes de fanáticos que dizem ser fiéis, mas que só denigrem a imagem da fé. Outro exemplo é aqueles que pensam que os afrodescendentes são inferiores até conhecer o quanto eles nos ensinaram e enriqueceram nossa cultura e assim vale para todos os povos, culturas, religiões e demais diferenças que criam algo melhor, um mundo mais rico e completo.
     Porém, a ignorância alcança seu auge quando é usado por alguém com uma grande oratória e um imenso carisma, transformando-se em uma arma de destruição em massa, a mais poderosa que já existiu e a mais terrível de existirá. Quando esta combinação terrível ocorre a humanidade sai perdendo, seja por meio de um político defendendo ideias extremistas, seja por meio da divisão criada entre "eles" e "nós". Esta polarização, possíveis na política, economia, sociedade e até nos videogames é, ao mesmo tempo, criação da ignorância e difusor desta. Foi assim que Hitler, uma pessoa de grande carisma e uma oratória impecável chegou ao poder, levando consigo suas ideias e, como resultado, encaminhou o mundo para a pior guerra da história. Mas isso não é privilégio deste personagem histórico, pois o mesmo acontece em todas as partes do mundo e em todas as eras. Quantas vezes não vimos isso acontecer aqui em nosso país nos últimos cem anos? Parece distante, mas na realidade é o que vemos todos os dias no telejornal, independentemente da emissora e não importando para que lado tende o grupo que aplica tais ideias, pois, no fundo, são todos servos fiéis da ignorância, iludidos pelo pseudo poder desta.
     Só existe uma forma de acabar com este mal que assombra a humanidade desde os seus primórdios. Conhecimento. Quando buscamos saber mais, abrir nossas mentes para o diferente, entender que todos tem direito a ter opiniões, mesmo que divergentes do aceito pela maioria, sempre respeitando o próximo, a existência deste e sua igualdade de direitos é que, aos poucos, acabaremos com esta força destrutiva chamada ignorância. Questione, pergunte, busque aprender cada vez mais. Não sucumba à ignorância e suas várias formas como o preconceito e o fanatismo. A verdade universal, se é que ela existe, não é para nós, meros mortais, portanto, se você julga ser seu detentor é bom rever seus conceitos. A lógica é uma excelente ferramenta na busca por conhecimento e na explicação dos acontecimentos. Utilize-a, sempre de forma equilibrada, na sua busca para mitigar e, quem sabe, acabar de vez, com a ignorância, o maior mal do ser humano.
     Saudações gamers  
__________________________________________________________________
     A NGC quer saber sua opinião. Ela é importante para nós. Faça seus comentários, divulgue nosso trabalho e siga-nos nas redes sociais. Ajude-nos a melhore a comunidade gamer do Brasil. Juntos somos mais fortes.
     E não se esqueça de prestigiar os nossos parceiros. É só clicar em um dos banners aqui no nosso site, assim TODO MUNDO sai ganhando. É rápido e prático.
     
  • Clique aqui para nos seguir no Twitter
  • Clique aqui para nos seguir no Facebook
  • Clique aqui para nos seguir no Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário