quinta-feira, 20 de abril de 2017

Profissão: youtuber

     O youtube vem fervilhando com vídeos sobre as novas políticas do site devido, ao que parece, a uma fuga de anunciantes devido a problemas de conteúdo, o que obrigou a Google, dona do site, a fazer alterações nos contratos e na forma de monetizar os vídeos deixando alguns youtubers preocupados. Não posso explicar muito o caso em si por falta de conhecimento, muito menos as razões que levaram a isso e as mudanças que irão causar, porém, com esta polêmica, um assunto voltou à pauta: ser youtuber é uma profissão?
     Apesar de muitos conservadores acharem que é um meio fácil, um mero hobby, ser youtuber não só é uma profissão como bem trabalhosa. Claro que estou falando daqueles que fazem um trabalho frequente, editado, que desenvolve o próprio conteúdo, seja dando seus comentários nos videogames e comentando sobre sua profissão, seja criando animações, fazendo caminhadas comentadas e assim por diante. Obviamente aqueles que trabalham poucos dias por ano não podem se dizer profissionais, salvo, segundo a mentalidade nacional, os que trabalham em Brasília eleitos em votação, mas isso vou deixar de lado. O ponto é que editar um vídeo, criar conteúdo, divulgá-lo e demais características dão sim bastante trabalho e, apesar do preconceito de um lado, são atividades desta nova profissão.
     O problema não é ser youtuber e sim aqueles que acham que é só um meio fácil de ganhar dinheiro, aqueles que procuram o atalho e que, por isso, deixam de fazer outras atividades educativas e profissionais. Do mesmo jeito que pessoas desistem de estudar e de se aprimorar para ser jogador de futebol, artista ou seja qual for o caminho fácil para o sucesso, como eles vêem, assim muitos o fazem para ser youtuber. Não preciso dizer que é uma receita para o desastre, salvo raríssimas exceções. 
     Independentemente da vontade de ter um canal no Youtube, busque sempre estudar, ter uma formação. Se tudo der certo e você se tornar a nova sensação do site de vídeos no mínimo estará incentivando as pessoas a se formarem, a cursar uma faculdade, um curso profissionalizante. Será o exemplo. Por outro lado, caso não dê certo ou, mesmo que dê, por um tempo limitado, você terá um plano B, assim não fica à mercê do youtube e de suas novas políticas.
     Vou dar alguns exemplos de grandes youtubers que, ou são formados ou estão cursando faculdade. Alguns vivem da rede social, mas, independentemente disso tem uma formação e podem exercê-la, já outros, além de youtubers tem um ou dois empregos na área que estudaram. O EngLeo da Cjbr e o Zangado são formados em engenharia e exercem a função, além do genial trabalho com seus vídeos. Guilherme Gamer, Davy Jones da Gameplay RJ e o BRKsEdu também se formaram. Já a Solange do The VlogGames, o Zeh true gamer e a Mih the Joker estão concluindo seus estudos universitários. Apesar de todos serem grandes youtubers, isso não impediu que completassem sua formação.
     Ser youtuber é exercer uma profissão, porém isso não significa estagnação, vida fácil, acomodação e sim muito trabalho de criação, edição e divulgação. Além disso o fato de ser um sucesso na internet não significa abandonar os estudos, muito pelo contrário. Independentemente do sucesso no Youtube, busque, assim como os grandes youtubers citados, se aprimorar, se formar e sempre evoluir. Mesmo que você não exerça sua profissão, a que você se formou, no mínimo servirá de exemplo para os que te assistirem. 
     Saudações gamers
__________________________________________________________________
     A NGC quer saber sua opinião. Ela é importante para nós, então faça seus comentários e converse conosco pelas redes sociais. Ajude-nos a melhore a comunidade gamer do Brasil. Com um simples clique, você nos ajuda muito e muda o seu país. Compartilhe nosso material  e divulgue nosso trabalho. É simples, não custa nada e fará uma grande diferença. Juntos somos mais fortes.
     E não se esqueça de prestigiar os nossos parceiros. É só clicar em um dos banners aqui no nosso site, assim TODO MUNDO sai ganhando. É rápido, prático e seguro.
     
  • Clique aqui para nos seguir no Twitter
  • Clique aqui para nos seguir no Facebook
  • Clique aqui para nos seguir no Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário