segunda-feira, 3 de julho de 2017

A inveja mata

     Quem já teve o prazer de assistir Seven: os sete crimes capitais, sabe do poder destrutivo da inveja, mas não é só quando um serial killer utiliza os pecados capitais do cristianismo como motivação. Na realidade, por mais incrível que pareça, este é o menos nocivo dos males causados por este sentimento. Não vou falar de punição divina, pois isso é assunto de religião e acredito que cada um tem a sua, sempre respeitando as demais, nem vou dissertar sobre  A Divina Comédia e o círculo dos invejosos, apesar de, como sempre, recomendar muito a leitura deste clássico. O que vou mencionar é algo que está presente nos dias de hoje, no Brasil sendo extremamente comum, e a destruição que ele causa.
     Mencionei em um texto mais antigo sobre a inveja no mundo gamer. É muito comum, e isso não só com videogames, sendo, como dito, algo bem presente em nossa sociedade. Diminuir as façanhas e conquistas dos outros, dizer que foi sorte, que a pessoa tem tudo de mão beijada, que roubou ou fez algo ilegal e assim por diante, esta última influência direta de nossa política, mas isso é outro assunto., são práticas corriqueiras. A questão é que o brasileiro, apesar desta forma de raciocínio não se restringir a este povo apenas, mas, por conhecê-lo melhor posso dizer isso, inveja e, consequentemente, denigre aqueles que obtiverem sucesso. Esta atitude destrói o país. "Que exagero" alguns podem pensar, mas não é. Ao termos este pensamento geramos duas atitudes: desrespeito aos vencedores, claro que estou falando dos que usaram meios legais e muito esforço para alcançar o sucesso e não os que pensam ser inteligentes, mas que não passam da personificação do maldito "jeitinho brasileiro", e a segunda, provavelmente a pior de todas, que é a acomodação. As pessoas, ao invés de se esforçar para alcançar níveis mais altos, denigre e rebaixa as conquistas alheias, criando uma série de desculpas e atalhos mentais para não alcançar tal patamar, nivelando a sociedade por baixo.
     Dedicação, esforço, visão fora da caixa, tudo isso é jogado no lixo, com essa atitude de inveja. Por que se esforçar para ser mais quando é muito mais fácil trazer os que trilharam este caminho para meu nível? Além de tudo criamos um bloqueio mental, como se o sucesso fosse um milagre, portanto, ao invés de correr atrás dele, esperamos que este caia de mão beijada. Por que a loteria faz tanto sucesso? E por que o sonho de grande parte da população é ficar rica por este meio? Ao invejar e dar origem a este círculo vicioso destruímos a nossa vontade, a nossa sociedade, o nosso país, o nosso legado. Criamos espaços para bandidos, como a grande maioria dos políticos corruptos de nosso país, que prometem levar o país e o povo para o sucesso sem que este precise se esforçar. Resumindo, destruímos tudo.
     Próxima vez que você encontrar alguém com maior destaque que você, seja em termos de dinheiro, fama, videogame, conhecimento ou seja lá qual for seu padrão de sucesso se pergunte como a pessoa chegou a este ponto. O que ela precisou fazer para chegar aonde chegou. Primeiro busque esgotar todas as possibilidades construtivas para, só então, pensar em possíveis trambiques e demais pensamentos que, como hábito, usamos como defesa para rebaixar os vitoriosos. Feito isso, pense como você faria para alcançar o mesmo status sem utilizar destas trapaças e, por fim, corra atrás de seus sonhos, mostrando que você pode ser melhor que a pessoa antes invejada, por não usar os supostos atalhos, apesar de aprender com os acertos, com as boas práticas, como o esforço, a dedicação e assim por diante. Dessa forma, priorizando as qualidades, fazendo um esforço para ampliar a mente ao invés de limitá-la, buscando soluções para os problemas e não atalhas mentais, você dará o primeiro passo para obter o seu sucesso. Muito esforço e dedicação serão utilizados, mas vale a pena. Caso contrário, se ficarmos escravos da inveja, denegrindo os que obtiverem sucesso estamos destruindo tudo que temos. A inveja, realmente pode matar, mas não só as pessoas, porém o país e a sociedade como um todo. É melhor mudarmos de mentalidade, não é? Só depende de nossas próprias escolhas.
     Saudações gamers
_________________________________________________________
     A NGC quer saber sua opinião. Ela é importante para nós, então faça seus comentários e converse conosco pelas redes sociais. Ajude-nos a melhore a comunidade gamer do Brasil. Com um simples clique, você nos ajuda muito e muda o seu país. Compartilhe nosso material  e divulgue nosso trabalho. É simples, não custa nada e fará uma grande diferença. Juntos somos mais fortes.
     E não se esqueça de prestigiar os nossos parceiros. É só clicar em um dos banners aqui no nosso site, assim TODO MUNDO sai ganhando. É rápido, prático e seguro.
     
  • Clique aqui para nos seguir no Twitter
  • Clique aqui para nos seguir no Facebook
  • Clique aqui para nos seguir no Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário