terça-feira, 11 de julho de 2017

Profissão: gamer proficional

     Vi uma reportagem que o novo sonho de consumo das crianças é ser gamer profissional. O que antes víamos com o "ser jogador de futebol" está acontecendo agora com os e-sports. O grande problema é que muita gente pensa que ser um jogador profissional é fácil, pois pensam da seguinte forma: "vou ganhar uma fortuna para jogar o dia inteiro". Não é bem assim. Apesar das notícias focarem nos prêmios milionários e por alguns acharem que é uma profissão fácil, achando que é o grande atalho, o caminho para obter o máximo sucesso com o mínimo esforço, não é bem assim. Se você pensa deste jeito, leia esta texto, apesar de que, provavelmente, vou acabar com a ilusão que você achava ser seu sonho.
     Vamos pensar nos jogadores de futebol. Quando vemos Messi e Cristiano Ronaldo, pensando em termos de dinheiro, temos a ideia de que todo jogador é milionário, mas estes são a elite, pois a grande maioria dos jogadores profissionais, segundo as pesquisas, ganha um salário modesto. Claro que quem joga em grandes times acaba ganhando mais, porém já começa a afunilar, só uma pequena porcentagem dos profissionais chega neste nível. Com os games a questão é ainda pior. Os prêmios milionários existem, mas até chegar neles é preciso de MUITO esforço. Sem falar que, do mesmo jeito que uma grande parte dos milionários do futebol de hoje, no futuro, passam por dificuldades por torrar a grana o mesmo vale para o e-sporte, lembrando também que, assim como nos esportes tradicionais, o tempo de ser um jogador profissional é limitada por alguns anos. Depois de certo tempo, você perde a destreza da juventude e, neste meio competitivo, um escorregão pode por fim à sua carreira.
     Algumas pessoas, assim como no caso do futebol, podem pensar em desistir dos estudos para focar em ser um atleta. Para estes digo NÃO abandonem a escola, pois, mesmo que você seja um craque em sua modalidade e ganhar uma fortuna, você o fará por uns vinte anos. E depois? Se você conseguir investir de forma correta, o que necessita de estudo, diga-se de passagem, você terá alguma chance, mas se não a coisa fica complicada. Ter uma carta na manga, como uma graduação, pós graduação, enfim, estudo, aumenta muito suas chances de sobrevivência no pós carreira. Se uma pequena parcela de jogadores consegue fortunas, apenas uma porcentagem deste grupo consegue mantê-la, ou seja, não aposte tudo neste sonho.
     Por fim, e o mais importante, vida de atleta, seja nos esportes tradicionais, seja no e-sport, não é a moleza que muitos pensam. Primeiro você precisa malhar para caramba, portanto um bom tempo da sua semana será fazendo exercícios que não são a prática do esporte em si. Fortalecimento muscular, proteção de lesões, maior agilidade são alguns dos atributos necessários e trabalhados. Quando, finalmente você chegar para jogar o amado esporte, saiba que você o fará por umas 8 horas seguidas por dia. Sim é um trabalho. Eu, sinceramente, por mais que ame videogames, não suportaria ficar jogando o mesmo jogo com o mesmo personagem TODOS os dias. Quer jogar o novo lançamento? Use seu tempo livre. Ou seja, existe uma grande parcela que poderá até enjoar do jogo amado ou da prática esportiva. "Mas pelo menos eu escapo do estudo" alguns podem pensar. ERRADO. Você vai precisar decorar o play book, estudar cada mapa, conhecer cada segredo, estratégia, habilidade e assim por diante, ao ponto que, se alguém te perguntar na rua como chegar ao ponto de ônibus, primeiro você precisa lembrar de todos os mapas do jogo, para depois lembra que você está em sua cidade e poder dar a informação. E, quando você tiver um tempinho, sabe o que você precisa fazer? Analisar todos os seus concorrentes, aprender com eles, descobrir as fraquezas e assim por diante. "Mas alguém fará isso por mim". Sim, você terá algum apoio, mas também terá que arregaçar as mangas, pode ter certeza.
     Ser um atleta profissional não é a moleza que muitos pensam. Exige MUITO esforço, muita disciplina e força mental, um senso crítico absurdo para aprender com cada errinho cometido, pois uma única falha pode fazer toda a diferença. E, depois de todo este esforço, você ainda precisa ser melhor que os seus concorrentes, pois só os melhores terão chances em competições e só os melhores dentre estes terão a chance de ganhar o sonhado prêmio milionário. Se você procura atalhos, desista deste caminho, pois aqui é preciso de muito esforço, é uma longa jornada. Ser profissional é jogar no ultra hard elevado a enésima potência, cada dia, sem permitir falhas, exigindo uma melhora constante e tudo isso por alguns anos. Se você aceitar todos estes termos, legal, pode contar com a nossa torcida e nosso apoio, mas, se você tem dúvidas em pelo menos um destes fatores, faça outra coisa. Independentemente da escolha, jamais deixe de estudar, pois, como explicado, sua carreira é passageira.
     Saudações gamers  
_________________________________________________________
     A NGC quer saber sua opinião. Ela é muito importante para nós, então faça seus comentários e converse conosco pelas redes sociais. Ajude-nos a melhorar a comunidade gamer do Brasil e o país como um todo. Com um simples clique, você nos ajuda muito e pode gerar grandes mudanças. Compartilhe nosso material e divulgue nosso trabalho. É simples, não custa nada e fará uma grande diferença. Juntos somos mais fortes.
       Não conhece NADA sobre games? Fique tranquilo. Dê uma olhada na sessão tutorial de nosso site que explicamos o básico e, com o tempo, você pegará o jeito. Conheça este novo universo e sua relação com diversas áreas como arte, cultura, esportes e muito mais. Gosta destes assuntos? Então venha conosco.
     E não se esqueça de prestigiar os nossos parceiros. É só clicar em um dos banners aqui no nosso site e realizar suas compras com segurança, assim TODO MUNDO sai ganhando. É rápido, prático e muito seguro.
     
  • Clique aqui para nos seguir no Twitter
  • Clique aqui para nos seguir no Facebook
  • Clique aqui para nos seguir no Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário