sábado, 29 de julho de 2017

Videogame, o inimigo da saúde? NÃO

     Uma crítica comum aos videogames e que muitos trabalhos acadêmicos, dos quais alguns estão publicados em nossa seção acadêmico, é a relação entre sedentarismo e jogos eletrônicos. Alguns podem perguntar que, se existe esse fator negativo, por que a NGC, uma empresa que visa defender os games, publica tais estudos. Nossa função é difundir o conteúdo, mesmo que seja algo que não gostemos de ouvir, pois só assim evoluiremos. Não vamos censurar opiniões adversas, muito pelo contrário. Gostamos de debater e, para isso, o máximo de informação deve ser divulgada. Isso quer dizer que os games não são tudo isso? Não é isso. Os videogames são incríveis, divertidos, emocionantes, formas de arte, mas, como toda a criação humana, não são perfeitos e é nosso dever, como amantes de games, fazer o possível para que ele evolua, assim como os gamers.
     Apesar de muitos estudos relacionarem sedentarismo aos games, será que isso está certo? Não estou questionando a validade destes estudos. Jamais tomaria uma atitude de tamanha arrogância perante tantos artigos e teses das mais variadas instituições de ensino. O meu questionamento é: será que os games são os causadores do sedentarismo ou, na verdade, seriam apenas uma manifestação de algo maior, o real culpado, por assim dizer, e real causa do comportamento sedentário? Acredito que o grande culpado é a falta de equilíbrio, a preguiça, a comodidade, a vontade de pouco esforço e não o videogame em si. Deixe-me explicar.
     Existem diversões mais simples no sentido de serem menos desgastantes. Assistir TV, jogar videogame, mexer no computador, quando não for para trabalho ou pesquisa, ou no celular são alguns exemplos de práticas que não exigem muito do corpo ou da mente, isso em linhas gerais. Ao ler um livro, por outro lado, você exige de si mesmo maior concentração, já que precisa imaginar todo o cenário, personagens, situações, algo que um filme já te entrega pronto. O mesmo raciocínio vale para algo físico. Depois de um dia cansativo, onde o seu único desejo é relaxar, fazer algo que gere mais cansaço, como jogar futebol ou se exercitar, por gastar mais energia, acaba sendo menos animador do que uma atividade mais simples. Isso quer dizer que uma é melhor do que outra? Não. São apenas atividades com características diferentes, ambas de grande importância. O grande ponto, e é isso que sempre discutimos e incentivamos aqui na NGC, é ter um equilíbrio, criar um meio de que você possa fazer um pouco de tudo, portanto, fazer exercícios e outras atividades, física e mentalmente mais desgastantes, com outras mais tranquilas e relaxantes, por assim dizer. Tudo que é em excesso é prejudicial. Escolher só um caminho só causará prejuízos.
     Portanto o grande culpado do sedentarismo não é o videogame ou a TV, mas a falta de equilíbrio em mesclar tais atividades com outras como a prática de exercícios, a leitura e assim por diante, isso falando de atividades lúdicas, sem falar de estudo, relacionamentos, trabalho, etc. Se deixarmos a preguiça dominar, a vontade de se esforçar pouco e fazer o mínimo, ou  nem isso, a comodidade de fazer só o que não cansa, que não exige do nosso corpo e de nossa mente, ou seja, não tento o equilíbrio entre obrigação e diversão, estaremos caminhando para o desastre, para males da saúde, porém  isso não significa que as demonstrações mais simples e comuns deste comportamento sejam os culpados e sim da pessoa que se acomoda e usufrui destes meios de forma desequilibrada. O foco não deve ser dado aos games, a música, aos filmes, mas à falta de atitude das pessoas que não sabem aproveita-las de forma responsável, de forma a ter uma vida equilibrada, mesclando várias formas de trabalho e várias formas de diversão, sejam mias desgastantes, sejam mais relaxantes, no sentido de menos exigentes de nossas capacidades.
     Saudações gamers
_________________________________________________________
     A NGC quer saber sua opinião. Ela é muito importante para nós, então faça seus comentários e converse conosco pelas redes sociais. Ajude-nos a melhorar a comunidade gamer do Brasil e o país como um todo. Com um simples clique, você nos ajuda muito e pode gerar grandes mudanças. Compartilhe nosso material e divulgue nosso trabalho. É simples, não custa nada e fará uma grande diferença. Juntos somos mais fortes.
       Não conhece NADA sobre games? Fique tranquilo. Dê uma olhada na sessão tutorial de nosso site que explicamos o básico e, com o tempo, você pegará o jeito. Conheça este novo universo e sua relação com diversas áreas como arte, cultura, esportes e muito mais. Gosta destes assuntos? Então venha conosco.
     E não se esqueça de prestigiar os nossos parceiros. É só clicar em um dos banners aqui no nosso site e realizar suas compras com segurança, assim TODO MUNDO sai ganhando. É rápido, prático e muito seguro.
     
  • Clique aqui para nos seguir no Twitter
  • Clique aqui para nos seguir no Facebook
  • Clique aqui para nos seguir no Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário