terça-feira, 12 de setembro de 2017

A censura da arte

     Hoje acordei pensando o seguinte: os textos da NGC estão bem complexos está semana. Vou dar uma folga e pegar leve no meu. Mas eis que me deparo com a notícia do cancelamento da exposição em Porto Alegre e isso me incomodou profundamente, portanto, lamento que teremos mais um texto denso, mas  não poderia deixar de comentar tal situação. 
     A exposição Queermuseu, que visava defender o direito da expressão sexual foi cancelada depois de uma grande pressão do MBL, o Movimento Brasil Livre. Existem os que dizem que não foi pela temática e sim por algumas obras polêmicas que gerou este levante contra a exposição, outros que foi perseguição. Aqui vou dar minha opinião pessoal sem falar quem é culpado e quem é a vítima. Acho que qualquer tipo de campanha contra eventos artísticos e a arte em geral é danoso, independentemente da temática. A liberdade de expressão deve sempre ser prioridade, principalmente na arte. Concordo que algumas obras podiam causar certo desconforto, porém uma das funções da expressão artística é o questionamento, o choque e isso não é motivo para cancelamento e campanhas contra a exposição. Se não gostar de uma obra, você tem todo o direito de criticar, mas é bem diferente dizer " não gostei desta tela", do que gerar uma caça às bruxas, com campanhas boicotando o evento.
     Se tratando do movimento LGBT que, teoricamente eram os defendidos por esta exposição, acho que seria legal entrar em contato com eles e ver o que pensam sobre este episódio, fazer uma pesquisa de opinião algo assim para ver se eles concordavam com a exposição ou não, se se sentiram perseguidos e discriminados com o cancelamento e o que eles tem a dizer sobre isso tudo, porém, independentemente da opinião deles acho que a exposição não deveria ser cancelada. Poderia, e deveria, caso eles não concordassem, deixar bem claro a opinião deles para separar o que eles pensam da exposição em si e evitar confusão, agora fechar as portas, isso não concordo.
     A única coisa boa que resultou deste episódio é o questionamento do que é arte. Até onde esta pode ir e o que será considerado intolerância. Uma discussão difícil, porém importante. Acho que a nossa sociedade oprimida pela ditadura do Politicamente Correto tem que tomar muito cuidado neste âmbito. Pessoalmente acho que precisamos evoluir e nos livrar destes grilhões antes de entrarmos em uma discussão tão importante. Como podemos discutir física avançada se não sabemos o básico? O mesmo raciocínio é válido neste caso.
     Sou contra cancelamentos de exposição de arte, censuras, boicotes e assim por diante quando se referem à liberdade de expressão. Se você não gostar do que viu, leu ou ouviu é direito seu, assim como deixar claro sua opinião, algo defendido pela nossa Constituição, porém, isso não dá direito a ninguém, seja pessoa ou grupo, a cancelar exposições e impedir que a arte seja apreciada, e questionada. Também é muito importante o discernimento entre realidade e ficção, ideia e realidade. Não é por que vejo uma escultura do Superman voando que posso achar que também posso voar. Acho que todos os envolvidos neste caso deveriam ser ouvidos, seja MBL, movimentos LGBTs, artistas, o expositor e assim por diante, porém jamais deveríamos ter uma exposição cancelada, lembrando que todos tem direito a expressão e todos são responsáveis pelo que dizem, sendo que, em caso de discriminação, apologia a violência e semelhantes estão aptos a responderem legalmente por isso.
_________________________________________________________
     A NGC quer saber sua opinião. Ela é muito importante para nós, então faça seus comentários e converse conosco pelas redes sociais. Ajude-nos a melhorar a comunidade gamer do Brasil e o país como um todo. Com um simples clique, você nos ajuda muito e pode gerar grandes mudanças. Compartilhe nosso material e divulgue nosso trabalho. É simples, não custa nada e fará uma grande diferença. Juntos somos mais fortes.
       Não conhece NADA sobre games? Fique tranquilo. Dê uma olhada na sessão tutorial de nosso site que explicamos o básico e, com o tempo, você pegará o jeito. Conheça este novo universo e sua relação com diversas áreas como arte, cultura, esportes e muito mais. Gosta destes assuntos? Então venha conosco.
     E não se esqueça de prestigiar os nossos parceiros. É só clicar em um dos banners aqui no nosso site e realizar suas compras com segurança, assim TODO MUNDO sai ganhando. É rápido, prático e muito seguro.
     
  • Clique aqui para nos seguir no Twitter
  • Clique aqui para nos seguir no Facebook
  • Clique aqui para nos seguir no Google +

Nenhum comentário:

Postar um comentário